MOLDAGEM NO PNL - PRINCÍPIOS GERAIS
Na PNL
existem diversos diferentes modelos: ancoragem, ressignificação, sistemas
representacionais, estratégias, submodalidades, "partes", posições
perceptivas, etc. e, raramente fica claro, por exemplo, exatamente que
submodalidades formam uma parte, onde uma "parte" aparece numa sequência
de estratégias, ou como a ressignificação pode ser entendida como ancoragem. À
medida que progredirmos no aperfeiçoamento da nossa compreensão, essas relações
ficarão mais claras.
Modelos
Um modelo é
apenas uma metáfora mais ou menos sofisticada para compreender uma parte do
mundo. Quando os físicos descrevem o comportamento de um elétron como uma
"partícula", naturalmente isso nos leva a determinados tipos de
compreensões e previsões, tendendo a excluir outras. Quando eles descrevem um
elétron como uma "onda", descobrem compreensões e aplicações que não
estão à sua disposição quando um elétron é considerado uma partícula. O que é
um elétron"realmente"? Sem dúvida, não é uma "onda" nem uma
"partícula". Esperemos que algum dia, surja alguém com uma nova
metáfora que descreva melhor o que um elétron "realmente" é e que nos
ofereça uma compreensão mais ampla e profunda. Atualmente, alguns físicos estão
usando a metáfora de uma "corda", que possui tanto as qualidades da
partícula quando da onda, e defendem a possibilidade de integração das
compreensões obtidas dos modelos da partícula e da onda, e que talvez possa
evocar novas compreensões. Os meus conhecimentos em física contemporânea são
insuficientes para me permitir saber até que ponto essa nova descrição tem sido
útil.
A opinião de
Freud sobre os sentimentos e emoções baseava-se numa metáfora hidráulica ou de
"encanamento" (seguindo a teoria de Descartes sobre a maneira como o
cérebro funcionava). Para ele, os sentimentos eram fluidos armazenados e, se
fossem empurrados para uma área de vida, sairiam em algum outro lugar. A
terapia primal, uma ramificação, falava de um "poço primal de dor"
que poderia ser "drenado" por meio de gritos.
A metáfora
da PNL, ao contrário, é a de um sistema de informação que armazena informações
como lembranças gravadas em um ou mais sistemas representacionais,
correspondendo aos cinco sentidos. Só quando essas gravações são ativadas é que
surgem os sentimentos (se eles forem significativos). Se a lembrança nunca for
ativada, nenhum sentimento é estimulado. Um aparelho de CD comporta muitos
discos, mas a música só toca quando o raio laser faz a leitura. Se usássemos a
metáfora freudiana para descrever isso, diríamos que o aparelho de CD está
cheio de músicas lutando para se expressar (catarse). Pensar numa pessoa como
um sistema de informação deixa claro porque a catarse não somente não funciona,
como também pode piorar muitos problemas, ou até mesmo criar novos. Embora a
metáfora do sistema de informação tenha sido muito mais útil do que a metáfora
freudiana do encanamento, uma outra (ainda não descoberta) pode ser melhor.
Linguagem descritiva e Linguagem injuntiva
Alguns
modelos são puramente descritivos e não nos dizem o que fazer. A Análise
Transacional (AT) era uma descrição elaborada que, basicamente, remodela o id,
ego e superego de Freud para o inglês contemporâneo (criança, adulto e pai).
Entretanto, essa descrição não oferece nenhuma metodologia ou tecnologia que
permita a sua utilização. Na prática, a AT tomou emprestado os métodos e
técnicas de outras formas de psicoterapia e adaptou-os à sua estrutura
descritiva. O "Manual Estatístico e de Diagnóstico" da psiquiatria
tem mais de 700 páginas que descrevem como as pessoas podem ter problemas, mas
não traz nenhuma palavra sobre o que fazer para solucioná-los.
Ao
contrário, a linguagem injuntiva nos diz o que fazer para alcançar um
resultado. Um livro de receitas é injuntivo, porque cada receita mostra
exatamente o que é preciso fazer para obter determinado resultado. Uma receita
especifica:
1. Um
objetivo (um bolo de chocolate ou uma carne assada)
2. Uma lista
dos ingredientes necessários (farinha, açúcar, chocolate, etc)
3. Um
processo sequencial para a mistura e processamento dos ingredientes e a maneira
de cozinhá-los para obter o resultado desejado.
Tecnologia
Um livro de
receitas é essencialmente uma lista de técnicas e podemos seguir as instruções
e alcançar o resultado, sem nenhuma compreensão dos processos envolvidos. Há
alguns anos, ouvi uma gravação de alguém ensinando e demonstrando o Padrão de
Perdão que Connirae e eu desenvolvemos com os participantes de um seminário de
modelagem em 1990. (Um artigo sobre esse processo pode ser encontrado no site
da NLP Comprehensive: http://www.nlpco.com (link is external)). A teoria do
apresentador sobre o funcionamento do processo de perdão era muito complexa mas
sem nenhuma semelhança com nossa compreensão a seu respeito. Apesar disso, ele
conduziu o tema da demonstração com sucesso, percorrendo todas as etapas da
técnica até a experiência do perdão. De certo modo, o que ele fez é o maior
elogio que alguém pode fazer a uma técnica - que as instruções são
suficientemente detalhadas e precisas para que alguém possa usá-las sem nenhuma
compreensão (ou mesmo com uma compreensão inadequada) e, mesmo assim, ela funcionará.
"A palavra ciência não deveria ser
atribuída a qualquer coisa, a não ser ao conjunto de receitas que sempre são
bem sucedidas" Paul Valery
Todos nós
estamos cercados pela tecnologia que usamos, mas não compreendemos. Quando
usamos um telefone celular, uma transmissão automática ou um antibiótico, a
maioria de nós não tem a menor ideia da física ou química envolvidas. Nenhum
ser humano vive o suficiente para compreender nem mesmo uma pequena fração da
tecnologia atual, mesmo estudando-a durante toda a vida.
Metodologia
A tecnologia
é uma aplicação específica de uma metodologia (quer a metodologia seja
conhecida, compreendida, ou não). As pessoas da idade do bronze descobriram
que, ao se acrescentar arsênico ou estanho ao cobre, ele ficava mais resistente,
mas não tinham ideia do motivo por que isso acontecia; a metodologia surgiu
cinco mil anos mais tarde, com a compreensão de como pequenas quantidades de
impurezas "prendem" camadas de átomos impedindo que elas se soltem e
deformem ao receber uma força cortante.
Uma
metodologia é uma compreensão mais ampla de como as coisas funcionam, diferente
de uma receita ou produto específico. Com frequência, Richard Bandler diz que a
"PNL é uma metodologia que deixa atrás de si um rastro de técnicas."
A maioria dos treinamentos em PNL incluiu uma mistura de metodologia e
tecnologia. Técnicas específicas (por exemplo, cura de fobias, mudança de
história pessoal) são ensinadas junto com pelo menos parte da metodologia (por
exemplo, sistemas representacionais, submodalidades, ancoragem) subjacente às
técnicas específicas.
O
conhecimento da metodologia permite que o usuário da tecnologia possa adaptá-la
a situações únicas nas quais apenas o conhecimento da técnica fracassaria. A
metodologia também possibilita novas aplicações e descobertas e novas maneiras
de obter resultados para os quais já temos as técnicas.
Por exemplo,
um engenheiro que compreende a metodologia dos materiais e estruturas, pode
construir um edifício específico a partir de uma ampla variedade de materiais,
utilizando diversos elementos estruturais e prever, com modelos matemáticos,
exatamente de que tamanho fazer tudo para obter uma determinada força que
resista a perigos como o acúmulo de neve, enchentes, terremotos, etc. Mas, se o
mesmo engenheiro soubesse apenas construir paredes de tijolos, ele só seria
capaz de projetar uma pequena variedade de edifícios para poucos locais.
Metodologia e Tecnologia
Habitualmente,
um campo se desenvolve por meio de uma espécie de "jogo de
pula-mula", ou seja, a alternação entre tecnologia e metodologia. Em
geral, alguma tecnologia primitiva, descoberta por acaso ou por intuição,
inicia o processo. Então, alguém examina diversas técnicas e começa a
generalizar a seu respeito, descrevendo alguns elementos de similaridade,
usando uma metáfora para descrever essa compreensão. Se essa generalização for
útil, normalmente ela mostra outras tecnologias que poderiam ser desenvolvidas
com a utilização de diferentes processos, materiais ou resultados. Por sua vez,
essas novas técnicas, e o conhecimento obtido ao serem aplicadas e testadas,
sugerem outras metodologias - outras maneiras de pensar na tecnologia. A
metodologia encontra-se num nível (lógico) de generalização mais elevado e mais
geral do que a tecnologia.
Em geral,
uma metodologia/tecnologia em desenvolvimento possui partes muito úteis que,
ainda assim, parecem não se encaixar. Foi preciso muito tempo para que os
físicos percebessem como a luz (e a ótica) poderiam ser descritas como uma
parte do espectro de radiação eletromagnética e, eles ainda estão tentando
compreender de que maneira a gravidade e a eletromagnética estão relacionadas.
Escrito por:
Steve Andreas
fonte:
golfinho.com.br
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